domingo, 23 de julho de 2017

☆O que é Realidade Virtual (VR) e como funciona?☆

Entenda o que é, os diferentes sistemas e por que essa tecnologia tende a mudar o mundo
o que é realidade virtual como funciona realidade virtual
░░░░ ░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀████▀ 
░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░▀██▄█▄█▀
realidade virtual como funciona tudo sobre realidade virtual
ARTIGO CRIADO PARA A UPDATE OR DIE
─═☆☆═─
realidade virtual oculos realidade virtual jogos
Explicando o conceito de VR

Você com certeza já deve ter ouvido falar do termo “realidade virtual”. Mas você sabe exatamente do que se trata, e como pode ser útil?
realidade virtual como funciona tudo sobre realidade virtual
Para entender melhor esse conceito de VR (virtual reality - realidade virtual), vamos começar a explicar o que representa o termo, em si, para depois entrar na tecnologia que faz uso da realidade virtual.


Biocca e Levy são dois pesquisadores da área que usam, para definir realidade virtual, a noção de  interface de comunicação, que seria o uso de uma mídia física, códigos de comunicação ou informação associados a um dispositivo sensível, um sensor. Em outras palavras, um computador, que usa a tela para comunicar uma informação, é considerado como uma interface de comunicação e, dentro desse conceito, as tecnologias envolvendo realidade virtual podem tomar muitas formas, sendo que diferentes combinações podem criar variados níveis de experiência sensorial - envolvendo tablets, smartphones e demais dispositivos que tenham essa função de comunicar a informação ao usuário. O termo realidade virtual, entretanto, tem sido usado atualmente para designar um tipo mais específico de tecnologia, em seu nível mais sensorial-imersivo - os sistemas altamente imersivos, geralmente associados a um simulador gerado por computação.
realidade virtual videos realidade virtual ps4 entenda tudo sobre virtual reality jogos de VR
Antes de chegar aos dias atuais, vamos ver de onde surgiu o termo que gerou a sigla VR - virtual reality. Na década de 80, Jaron Lanier citou pela primeira vez o termo realidade virtual, diferenciando as simulações tradicionais feitas por computador  (que já existiam desde a década de 50) desse novo modelo, que seriam simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado. Um simples sistema simulador, desse modo, não é suficiente para ser considerado um sistema de realidade virtual altamente imersivo.
realidade virtual como funciona tudo sobre realidade virtual VR
Já em relação à experiência do usuário, William Bricken definiu que "a psicologia é a física da realidade virtual", a partir da qual os mundos seriam construídos pelos sentidos e existiriam somente na mente dos usuários, transformando a virtualidade em um canal extensor entre a mente e o corpo. Dentro disso, a tecnologia virtual seria projetada para captar os diversos sentidos dos usuários através de diferentes vias - auditiva, visual, tátil e assim por diante, sendo que quanto maior o número de vias utilizadas, mais imersiva a experiência. Sabendo, assim, que os sistemas de realidade virtual altamente imersivos foram criados para captar totalmente a sua atenção, levando-o literalmente para outro mundo, vamos conhecer as tecnologias que fizeram uso da realidade virtual até chegar à evolução da realidade virtual altamente imersiva!
realidade virtual historia história da realidade virtual VR

Evolução dos sistemas de Realidade Virtual
Listamos, a seguir, a diferença básica entre os sistemas de realidade virtual existentes:


- Sistemas de janelas (window): uma janela é apresentada através de uma tela de computador, levando diretamente a um mundo virtual em 3D. Esse sistema é muito usado em desktops, e pode fazer uso dos óculos 3D para incrementar a experiência (jogos de MMORPG como Minecraft, Final Fantasy XV, Second Life, entre outros).


- Sistemas de espelho (mirror): Os usuários veem a si mesmos projetados em uma tela, movendo-se em um mundo virtual. Equipamento de vídeo é usado para captar o corpo do usuário, e o computador usa essa informação para simular os gráficos em espelho (como o Kinect, aparelho sensor do videogame Xbox).

o que é virtual reality como funciona virtual reality VR
- Sistemas baseados em veículos (vehicle-based): Os usuários entram em uma máquina que simula um veículo, de fato (como carro, avião, moto, nave espacial etc), e operam controles que simulam a movimentação e os acontecimentos dentro do mundo virtual projetado por tela, e a sensação de imersão é normalmente aumentada pela movimentação do veículo-dispositivo (é comum encontrar simuladores desse tipo nos parques de diversões).

entenda tudo sobre virtual reality jogos de VR
- Sistemas de sala ou cabine (cave): usuários entram em uma sala ou ambiente fechado (caixa ou cabine projetadas para a experiência virtual) onde estarão rodeados por telas projetoras que fazem com que você se sinta dentro daquele mundo virtual simulado. Em geral os óculos 3D também podem ser usados para aumentar a imersão espacial (exemplo: em algumas feiras tecnológicas e exposições é comum encontrar esse tipo de sistema - a tendência é que se popularizem cada vez mais).
o que é realidade virtual como funciona realidade virtual virtual reality VR

Agora vamos aos sistemas altamente imersivos de simulação virtual!

- Sistemas de realidade virtual imersiva (VR ou RV): usuários vestem dispositivos que proporcionam experiência total de imersão em um mundo virtual simulado por um computador (óculos de VR como Rift, HTC Vive, Playstation VR, luvas, joysticks etc). Este é um sistema que está sendo bastante explorado na atualidade como tendência, e diversos jogos - dos sérios aos casuais - têm sido projetados em VR.

kinect óculos rift glasses rift htc vive hololens
- Sistemas de Realidade Aumentada (AR): Os usuários colocam um dispositivo visual (óculos, HMD etc) que sobrepõe, no campo de visão, objetos virtuais que aparecem no mundo real dos sentidos (exemplo disso são os óculos Google Glass e aplicativos que simulam a realidade aumentada pela captação da câmera do celular, como no Pokémon GO).
kinect óculos rift glasses rift htc vive hololens

Como podemos observar, o desenvolvimento de sistemas que façam uso da realidade virtual são obrigados a explorar todas as nossas formas de percepção, ou seja, usam imagem, som e sensações físicas que fazem com que você se sinta transportado ao mundo virtual, na tentativa de recriar experiências o mais próximas possível da forma como nos sentimos no mundo real.
kinect óculos rift glasses rift htc vive hololens
Por que a Realidade Virtual é uma tendência?

Os sistemas de VR imersivos abriram caminho para diversas possibilidades de simuladores de treinamento, como no preparo de cirurgiões médicos, treinamento de pilotos e motoristas, soldagem de materiais, estratégia de guerra, artilharia e inúmeras outras áreas profissionais e recreativas, permitindo que os profissionais sejam preparados para enfrentar condições reais sem precisar desperdiçar material ou enfrentar situações de perigo - para as quais, quando houver necessidade real, estarão mais preparados e, portanto, terão menor chance de sofrer acidente.
realidade virtual como funciona tudo sobre realidade virtual VR

Outros dos usos da realidade virtual envolvem auxiliar pessoas a enfrentar situações traumatizantes ou propiciar que viajem por diversos lugares do planeta sem precisar sair do lugar. Além disso, o uso imersivo da realidade virtual na área de filmes e dos games traz um novo tipo de experiência, definitivamente mais marcante e envolvente. O maior problema relacionado ao uso da realidade virtual, atualmente, é o custo de alguns dos dispositivos, porém esses valores cairão conforme os aparelhos de VR forem se popularizando, e a tendência é que, futuramente, a realidade virtual faça parte do nosso cotidiano e seja encarada de forma tão tranquila quanto a vida dentro de um episódio de Black Mirror. Até lá, podemos aproveitar eventos como o Hyper Virtual Reality Festival para conhecer e desfrutar dessa incrível tecnologia!
o que é realidade virtual como funciona realidade virtual virtual reality VR
O Hyper será o primeiro festival brasileiro com foco nas tecnologias de Realidade Virtual que acontecerá na EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas, na Vila Madalena, em São Paulo, das 10h às 20h. Você pode adquirir ingressos antecipadamente pela Eventbrite.
entenda tudo sobre virtual reality jogos de VR
Fabio Hofnik é o organizador do HYPER festival, e pensou em criar experiências que popularizem a realidade virtual em seus diversos formatos (filmes, documentários, animações, jogos e experiências diversas em 360 graus e realidade virtual), palestras e workhops com expositores, empresas e experts sobre o assunto. Confira maiores informações e outras atrações desse evento no site HYPER VR Festival 2017 e fique por dentro de toda a programação.
realidade virtual oculos realidade virtual jogos
Alguns dos destaques do festival HYPER Virtual Reality Festival 2017
*Plataforma VR Within, com a exibição da série original The Possible;
*Filme de ficção científica I, Phillip da produtora francesa Okio Studio, dirigido por Pierre Zandrowicz;
*Documentário Step to the Line, do brasileiro Ricardo Laganaro, parte do projeto VR for Good da Oculus/Facebook
*Curta metragem de fantasia Sergeant James, de Alexandre Perez;
*Animações premiadas da iniciativa Google Spotlight Stories;
*Conteúdos da Floreal Films, Baobab Studios, Future Lighthouse e Penrose Studios (todos esses filmes em 360/Realidade ou Virtual/Imersivos).

o que é realidade virtual como funciona realidade virtual virtual reality VR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica, dúvida ou elogio aqui! =)