Pular para o conteúdo principal

✫ A Filosofia da Viagem no Tempo, de Donnie Darko, e outros Livros ✫


Depois de muito procurar pelo livro A Filosofia da Viagem no Tempo - The Philosophy of Time Travel, que teria sido escrito por Roberta Sparrow, a "vovó morte" do filme Donnie Darko, descobri que:

* A autora Roberta Sparrow não existe; é personagem fictícia do filme.
* O livro A Filosofia da Viagem no Tempo também não existe - embora haja muitos leitores ávidos por ele.
*O livro de Donnie Darko, publicado pela Darkside, é o próprio roteiro do filme, que é de autoria de Richard Kelly.
╔═════════★═════════╗

Ainda assim, é possível ler trechos sobre A Filosofia da Viagem no Tempo, que consistiriam num "resumo do livro original" e cujo conteúdo foi transcrito ao final desta postagem, junto a outros links interessantes para download!

╚═════════=═════════╝

Não é a primeira vez que uma obra fictícia ganha apelo do público - o livro dos mortos, Necronomicon, criado e citado por HP Lovecraft, é extremamente cobiçado. Esse tipo de técnica para envolver o público consiste justamente em afirmar que há elementos da história baseados em uma segunda fonte supostamente real, mas cuja veracidade nunca é comprovada, fazendo com que o público imagine teorias e novas histórias acerca da ideia original.

Algo parecido foi feito, também, no filme Contatos de 4º Grau, que afirma ser baseado nas situações vividas por uma terapeuta inexistente. O longa apelou, inclusive, para a técnica de mostrar trechos das "gravações reais" ao lado das "simulações" dos "fatos reais". Na mesma linha, o livro Horror em Amityville, de Jay Anson, narra a suposta história de uma família que foi morar na casa assombrada da Ocean Avenue St, na qual a família anterior - e isso é verídico - havia sido massacrada pelo filho mais velho.

É certo que a infindável busca por elemento fictícios e teorias da conspiração geram certa frustração. Contudo, há livros reais e não menos interessantes à disposição daqueles com espírito sedento por segredos ocultos e mistérios universais. Como sou um deles, separei algumas das minhas descobertas para compartilhar com vocês!

O Livro dos Livros Perdidos é uma leitura interessante sobre trabalhos desaparecidos de autores famosos, desde os tempos mais remotos até finais do século 20. São fascinantes histórias reais por trás de livros que não foram publicados por terem sido  destruídos, extraviados, interrompidos pela morte do autor ou simplesmente nunca começados.

O que realmente aconteceu com o segundo romance de Sylvia Plath e o monstruoso segredo contido nas memórias de Lord Byron, que levou seu editor a queimar o manuscrito, são apenas algumas das perguntas respondidas por Stuart Kelly nesta obra.

Outro livro interessante nesse sentido é O Livro das Conspirações, de Edson Aran, publicado pelo selo Suma de Letras da Companhia das Letras. Ele aborda conspirações internacionais e outras específicas do Brasil, mesclando algumas antigas, como a dos Iluminati e o Triângulo das Bermudas, com outras recentes, como a "ameaça de dominação mundial" da Google.




Confira, agora, alguns downloads de livros especiais que encontrei:

1▬ι══════════════════════ι▬▬



O famoso Livro de Urântia teria sido publicado pela primeira vez pela Fundação Urântia em 1955, e foi supostamente escrito por "seres celestiais" como uma revelações sobre o nosso planeta, que no livro é chamado de Urântia.






2▬ι══════════════════════ι▬▬


The Book of the Law, O Livro da Lei ou Liber al vel Legis, como é chamado, inspirou compositores como Raul Seixas em seu famoso refrão: "faz o que tu queres, pois é tudo da lei", na música Sociedade Alternativa. Esse livro já está em domínio público.





3▬ι══════════════════════ι▬▬

Há diversos variantes intitulados "Necronomicon" que pretendem suprir o imaginário dos fãs de Lovecraft. Eis algumas das versões disponíveis:





4▬ι══════════════════════ι▬▬


Existe mesmo uma publicação chamada A Filosofia da Viagem no Tempo  - The Philosophy of Time Travel, mas em outro contexto do citado no filme Donnie Darko. É obra do autor G Matthew Gilmore, que a escreveu como trabalho de dissertação do seu Mestrado em Artes na Dalhousie University, do Canadá, em 1997.




5▬ι══════════════════════ι▬▬

Além de trazer os estudos de H P Blavatsky sobre sabedoria antiga, A Doutrina Secreta também traz, em seus compêndios, relatos da autora sobre pergaminhos chamados Estâncias de Dzyan. Tais pergaminhos teriam sido encontrados e estudados por Madame Blavatsky, mas sua existência nunca foi comprovada.


Se estiver procurando bons sites para downloads de livros, indico os seguintes:

* Lê Livros é o melhor de todos, em minha opinião.  Livros populares, best-sellers e clásicos em diversos formatos disponíveis. [LE LIVROS]

*PDF Livros, além de livros de diversas categorias, traz notícias, novidades e lançamentos do mundo literário. [PDF LIVROS]

*E-livros Grátis é um dos maiores sites nacionais com obras em domínio público. [E_LIVROS]

*Open Library é um catálogo de obras em domínio público, com ferramenta de busca e bem organizado. [OPEN LIBRARY]

* Download Geek é um site com amplo conteúdo em domínio público - maior parte em inglês. Os livros para crianças são bem legais - encontrei alguns tesouros! [DOWNLOAD GEEK]

╔═════════★═════════╗

Agora voltemos ao assunto principal: os trechos de A Filosofia da Viagem no Tempo!

╚═════════=═════════╝

Versão em Português:

A FILOSOFIA DA VIAGEM NO TEMPO –
ROBERTA SPARROW
Prefácio
Eu gostaria de agradecer às irmãs da Capela São João em Alexandria, Virgínia, pelo seu apoio em minha decisão.
Pela graça de Deus, elas são:
Irmã Eleance Lewis
Irmã Francesca Godard
Irmã Helen Davis
Irmã Catherine Arnold
Irmã Mary Lee Pond
Irmã Virginia Wessex
O intento deste pequeno livro é ser usado como um guia simples e direto em uma hora de grande perigo.
Eu rezo para que seja apenas uma obra de ficção.
Se não for, então eu rezo por você, leitor deste livro.
Se eu ainda estiver viva quando os eventos preditos nestas páginas ocorrerem, eu espero que você me encontre antes que seja tarde demais.
Roberta Ann Sparrow
Outubro, 1944
▬▬ι═══════ﺤ Capítulo 01 -═══════ι▬▬
O UNIVERSO TANGENTE
O Universo Primário tem tendência a grandes perigos. Guerra, praga, fome e desastres naturais são comuns. A morte chega para todos nós.
A Quarta Dimensão do Tempo é uma construção estável, mas não impenetrável.
Acidentes quando o tecido da quarta dimensão é corroído são incrivelmente raros.
Se um Universo Tangente ocorrer, ele será altamente instável, não se sustentando por mais que algumas semanas.
Eventualmente, ele entrará em colapso, formando, dentro do Universo Primário, um buraco negro capaz de destruir toda a existência.
▬▬ι═══════ﺤ OS ARTEFATOS E OS SERES VIVOS -═══════ι▬▬
Quando um Universo Tangente ocorre, os seres vivos mais próximos ao Vórtice vão se encontrar no epicentro de um mundo novo e perigoso.
Artefatos fornecem o primeiro sinal de que um Universo Tangente ocorreu.
Se um Artefato ocorre, os Seres Vivos vão recebê-lo com grande interesse e curiosidade. Artefatos são formados de metal, assim como flechas de uma antiga civilização Maia, ou uma espada de metal da Europa Medieval.
Artefatos que retornam ao Universo Primário são normalmente ligados à iconografia religiosa, uma vez que sua aparição na Terra aparentemente desafia a lógica.
Intervenção divina é considerada a única conclusão lógica para a aparição do Artefato.
▬▬ι═══════ﺤ ÁGUA E METAL -═══════ι▬▬
Água e Metal são elementos-chave da Viagem no Tempo.
Água é o elemento usado como barreira nas construções de Portais do Tempo, usados como portões entre Universos no Vórtice Tangente.
Metal é o elemento transicional para a construção dos Artefatos.
▬▬ι═══════ﺤ SONHOS -═══════ι▬▬
Quando os Manipulados acordam de sua Jornada no Universo Tangente, eles são, muitas vezes, assombrados por sua experiência em seus sonhos. Muitos deles nem se lembram.
Aqueles que conseguem se lembrar da Viagem são, geralmente, assaltados por um profundo remorso recorrente do arrependimento de suas ações enterradas em seus Sonhos, a única evidência física enterrada no próprio Artefato. Tudo o que resta do mundo perdido.
Mitos antigos nos contam de um guerreiro Maia que foi morto por uma flecha saída de um penhasco onde não havia nenhum exército ou inimigo a ser encontrado.
Ouvimos falar também do cavaleiro medieval que foi misteriosamente empalado pela espada que não havia forjado.
O que nos dizem é que essas coisas ocorrem por uma razão.
▬▬ι═══════ﺤ O RECEPTOR VIVO -═══════ι▬▬
O Receptor Vivo é escolhido para guiar o Artefato em questão por sua jornada de volta ao Universo Primário.
Ninguém sabe como ou por que um Receptor é escolhido.
O Receptor Vivo é normalmente abençoado com poderes da Quarta Dimensão. Estes incluem força, telecinese, controle mental e a habilidade de conjurar água e fogo.
O Receptor Vivo é normalmente atormentado por sonhos terríveis, visões e alucinações auditivas durante o tempo dentro do Universo Tangente.
Aqueles que cercam o Receptor Vivo, conhecidos como Manipulados, vão temê-lo e tentar destruí-lo.
▬▬ι═══════ﺤ OS MANIPULADOS MORTOS -═══════ι▬▬
Os Manipulados Mortos são mais poderosos que o Receptor Vivo. Se a pessoa morre dentro da Dimensão Tangente, eles podem contatar o Receptor Vivo através do Constructo da Quarta Dimensão. Este Constructo é feito de Água.
Os Manipulados Mortos vão manipular o Receptor Vivo usando o Constructo da Quarta Dimensão (ver os Apêndices A e B).
Os Manipulados Mortos vão, às vezes, definir uma Armadilha de Segurança para o Receptor Vivo, assim eles se assegurarão que o Artefato retornará em segurança ao Universo Primário.
Se a Armadilha de Segurança for bem sucedida, o Receptor Vivo é deixado sem escolhas, a não ser usar seus poderes da Quarta Dimensão para enviar o Artefato de volta no tempo até o Universo Primário antes que o Buraco Negro chegue.
▬▬ι═══════ﺤ OS MANIPULADOS VIVOS -═══════ι▬▬
Os Manipulados Vivos são, normalmente, amigos próximos e vizinhos do Receptor Vivo.
Eles estão inclinados a um comportamento irracional, bizarro e, às vezes, violento. É este o infeliz resultado de sua missão, que é ajudar o Receptor Vivo a retornar o Artefato ao Universo Primário.
Os Manipulados Vivos farão qualquer coisa para se salvar do Esquecimento.
APÊNDICES A E B
NOTAS
Receptor Vivo:
. Donald [Donnie] Darko (morreu no dia 2 de Outubro de 1988)
Manipulados Mortos:
. Frank Anderson
. Gretchen Ross (não é seu verdadeiro nome)
Manipulados Vivos:
. Edmund Darko
. Rose Darko
. Elizabeth Darko
. Samantha Darko
. Katherine Farmer
. Elisabeth Farmer
. Jim Cunningham (morreu em Outubro de 1988)
.
Kenneth Monnitoff
. Karen Pomeroy
. Garry Cole
. Cherita Chen
. Seth Devlin
. Ricky Danforth
. Joanie James
. Susan Bates
. Sean Smith
. Leroy Jones
.
Michael Carier
. Linda Connie
. Roberta Sparrow

Postagens mais visitadas deste blog

✰ Baralho Cigano ✰

* Resumo dos Significados das 36 Cartas do Baralho Cigano * Aspectos Positivos / Negativos / Neutros     O Baralho Cigano clássico foi elaborado por Madame Lenormand, uma francesa do século XVIII. Ela chegou a fazer previsões ao próprio Napoleão Bonaparte e à sua esposa Josephine de Beauharnais.   Não se deve, contudo, confundir o tarô cigano com o tarô tradicional - enquanto que o tradicional conta com 78 lâminas (sendo 22 arcanos superiores e 56 cartas menores), o cigano tem apenas 36 e, embora possa ser utilizado o mesmo método de jogo para os dois tipos de baralho, eles têm algumas diferenças fundamentais. Primeiro, o baralho cigano, por ser reduzido, traz uma resposta menos detalhada da situação, formando um panorama mais generalizado; já o tarot tradicional, além de mais complexo em número de informações, tem também as nuances dos arcanos maiores, que combinam de forma variada com os menores para criar diferentes aspectos, o que gera um número de combinações mui

*PROMOÇÃO* ESCOLHA UM LIVRO!

Quer ganhar um dos livros abaixo, com frete grátis ? É simples! Basta se inscrever na promoção pelo formulário abaixo! Antes de preencher o formulário, apenas tenha certeza de que você: Segue o blog da Amanda Reznor e do Vale dos Segredos ; Já entrou na comunidade da Amanda Reznor e do Vale dos Segredos no Orkut; Já deu "Curtir" e "Follow" nos links abaixo: LINKS DIRETO PARA CURTIR NO FACE: ATALHO PARA SEGUIR NO TWITTER: Follow @AmandaReznor Follow @ValedosSegredos [você precisa ter uma conta no Twitter e no Facebook / Orkut para participar.] Tudo pronto? Então vamos lá!