Pular para o conteúdo principal

✫ A história do Brasil revelada na trajetória de contos ✫

Terminei, esta semana (15/12), de ler este simpático livro ao lado: Os cem melhores contos brasileiros do século, com seleção de Italo Moriconi e edição da Objetiva.

Este livro é, sem dúvida, um estudo incrível das transições sócio-político-culturais que transformaram o Brasil ao longo do século 20, e como essas mudanças repercutiram no amadurecimento da produção literária nacional.

É possível reconhecer as dores, as preocupações e as manifestações sociais a cada década, fatores evidenciados pela mudança na estilística e nos temas abordados.

Não posso afirmar que todos os cem contos tenham sido do meu gosto, mas a maioria foi uma incrível redescoberta de cenários, contextos e pessoas do nosso próprio país, tão rico, tão vasto e ainda tão passível de exploração.

Acompanhe, a seguir, os principais pontos e os contos que eu destaco como os que mais me chamaram a atenção ao longo das décadas - disponibilizei um link para download em pdf de cada conto em separado, caso você se interesse por ler algum, também!

Revisitando a história nacional

A organização de Moriconi em décadas tornou possível identificar traços que definem as preocupações dos movimentos políticos e sociais de cada época, além de mostrar a variação no vocabulário, na forma de se comunicar e nos costumes dos brasileiros.

A cada conjunto de décadas (1900-30, 1940-50, 1960, 1970, 1980, 1990), o organizador ainda traça comentários gerais sobre as características dos contos que compõe cada seção, permitindo ao leitor realizar um verdadeiro estudo literário, político, estilístico, sócio-econômico etc.

Discussões profundas

Interessante ver como as mulheres são retratadas ao longo do século 20, e como foram ganhando mais espaço e respeito no final dessa linha do tempo; a discussão sobre preconceito racial e homofobia também existe, bem como da sexualidade e do pudor, da crueldade do ser humano contra si mesmo e até contra os animais.

É um livro que merece um estudo mais cuidadoso e diversas releituras, de forma que se possa aproveitar e absorver todo o conteúdo adjacente que carrega consigo - e que não é pouco: o bitelo tem 622 páginas com letrinha de jornal!

Contos em destaque - clique no título do conto para fazer o download

1900 a 1930 - Memórias de ferro, desejos de tarlatana

O bebê de tarlatana rosa, de João do Rio (clique para baixar / fazer download do conto)

Dentro da noite, de João do Rio (clique para baixar / fazer download do conto)

O homem que sabia javanês, de Lima Barreto (clique para baixar / fazer download do conto)

Negrinha, de Monteiro Lobato (clique para baixar / fazer download do conto)

Galinha cega, de João Alphonsus (clique para baixar / fazer download do conto)

1940 a 1950 - Modernos, maduros, líricos

O pirotécnico Zacarias, de Murilo Rubião (clique para baixar / fazer download do conto)

Tangerine-Girl, de Rachel de Queiroz (clique para baixar / fazer download do conto)

1960 - Conflitos e desenredos

Amor, de Clarice Lispector (clique para baixar / fazer download do conto)

O Moço do saxofone, de Lygia Fagundes Telles (clique para baixar / fazer download do conto)

Uma Galinha, de Clarice Lispector (clique para baixar / fazer download do conto)

A caçada, de Lygia Fagundes Telles (clique para baixar / fazer download do conto)

1970 - Violência e paixão

Passeio noturno, partes I e II, de Rubem Fonseca (clique para baixar / fazer download do conto)

A morte de D.J. em Paris, de Roberto Drummond (clique para baixar / fazer download do conto)

O elo partido - de Otto Lara Resende (clique para baixar / fazer download do conto)

Feliz ano novo, de Rubem Fonseca (clique para baixar / fazer download do conto)

A maior ponte do mundo, de Domingos Pellegrini (clique para baixar / fazer download do conto)

1980 - Roteiros do corpo

Alguma coisa urgentemente, de João Gilberto Noll (clique para baixar / fazer download do conto)

Bar, de Ivan Ângelo (clique para baixar / fazer download do conto)

Flor de cerrado, de Maria Amélia Mello (clique para baixar / fazer download do conto)

Conto (não conto), de Sérgio Sant'Anna (clique para baixar / fazer download do conto)

1990 - Estranhos e intrusos

Estranhos, de Sérgio Sant'Anna (clique para baixar / fazer download do conto)

O misterioso homem-macaco, de Valêncio Xavier (clique para baixar / fazer download do conto)

Por um pé de feijão, de Antônio Torres (clique para baixar / fazer download do conto)

Viver outra vez, de Márcio Barbosa (clique para baixar / fazer download do conto)

O importado vermelho de Noé, de André Sant'Anna (clique para baixar / fazer download do conto)

15 Cenas de descobrimento de Brasis, de Fernando Bonassi (clique para baixar / fazer download do conto)

Postagens mais visitadas deste blog

✰ Baralho Cigano ✰

* Resumo dos Significados das 36 Cartas do Baralho Cigano * Aspectos Positivos / Negativos / Neutros     O Baralho Cigano clássico foi elaborado por Madame Lenormand, uma francesa do século XVIII. Ela chegou a fazer previsões ao próprio Napoleão Bonaparte e à sua esposa Josephine de Beauharnais.   Não se deve, contudo, confundir o tarô cigano com o tarô tradicional - enquanto que o tradicional conta com 78 lâminas (sendo 22 arcanos superiores e 56 cartas menores), o cigano tem apenas 36 e, embora possa ser utilizado o mesmo método de jogo para os dois tipos de baralho, eles têm algumas diferenças fundamentais. Primeiro, o baralho cigano, por ser reduzido, traz uma resposta menos detalhada da situação, formando um panorama mais generalizado; já o tarot tradicional, além de mais complexo em número de informações, tem também as nuances dos arcanos maiores, que combinam de forma variada com os menores para criar diferentes aspectos, o que gera um número de combinações mui

✫ A Filosofia da Viagem no Tempo, de Donnie Darko, e outros Livros ✫

Depois de muito procurar pelo livro A Filosofia da Viagem no Tempo - The Philosophy of Time Travel , que teria sido escrito por Roberta Sparrow, a "vovó morte" do filme Donnie Darko, descobri que: * A autora Roberta Sparrow não existe; é personagem fictícia do filme. * O livro A Filosofia da Viagem no Tempo também não existe - embora haja muitos leitores ávidos por ele. *O livro de  Donnie Darko , publicado pela Darkside, é o próprio roteiro do filme, que é de autoria de Richard Kelly. ╔═════════★═════════╗ Ainda assim, é possível ler trechos sobre A Filosofia da Viagem no Tempo , que consistiriam num "resumo do livro original" e cujo conteúdo foi transcrito ao final desta postagem, junto a outros links interessantes para download! ╚═════════=═════════╝ Não é a primeira vez que uma obra fictícia ganha apelo do público - o livro dos mortos, Necronomicon , criado e citado por HP Lovecraft , é extremamente cobiçado. Esse tipo de técnica para env

*PROMOÇÃO* ESCOLHA UM LIVRO!

Quer ganhar um dos livros abaixo, com frete grátis ? É simples! Basta se inscrever na promoção pelo formulário abaixo! Antes de preencher o formulário, apenas tenha certeza de que você: Segue o blog da Amanda Reznor e do Vale dos Segredos ; Já entrou na comunidade da Amanda Reznor e do Vale dos Segredos no Orkut; Já deu "Curtir" e "Follow" nos links abaixo: LINKS DIRETO PARA CURTIR NO FACE: ATALHO PARA SEGUIR NO TWITTER: Follow @AmandaReznor Follow @ValedosSegredos [você precisa ter uma conta no Twitter e no Facebook / Orkut para participar.] Tudo pronto? Então vamos lá!