Pular para o conteúdo principal

✫ A história do Brasil revelada na trajetória de contos ✫

Terminei, esta semana (15/12), de ler este simpático livro ao lado: Os cem melhores contos brasileiros do século, com seleção de Italo Moriconi e edição da Objetiva.

Este livro é, sem dúvida, um estudo incrível das transições sócio-político-culturais que transformaram o Brasil ao longo do século 20, e como essas mudanças repercutiram no amadurecimento da produção literária nacional.

É possível reconhecer as dores, as preocupações e as manifestações sociais a cada década, fatores evidenciados pela mudança na estilística e nos temas abordados.

Não posso afirmar que todos os cem contos tenham sido do meu gosto, mas a maioria foi uma incrível redescoberta de cenários, contextos e pessoas do nosso próprio país, tão rico, tão vasto e ainda tão passível de exploração.

Acompanhe, a seguir, os principais pontos e os contos que eu destaco como os que mais me chamaram a atenção ao longo das décadas - disponibilizei um link para download em pdf de cada conto em separado, caso você se interesse por ler algum, também!

Revisitando a história nacional

A organização de Moriconi em décadas tornou possível identificar traços que definem as preocupações dos movimentos políticos e sociais de cada época, além de mostrar a variação no vocabulário, na forma de se comunicar e nos costumes dos brasileiros.

A cada conjunto de décadas (1900-30, 1940-50, 1960, 1970, 1980, 1990), o organizador ainda traça comentários gerais sobre as características dos contos que compõe cada seção, permitindo ao leitor realizar um verdadeiro estudo literário, político, estilístico, sócio-econômico etc.

Discussões profundas

Interessante ver como as mulheres são retratadas ao longo do século 20, e como foram ganhando mais espaço e respeito no final dessa linha do tempo; a discussão sobre preconceito racial e homofobia também existe, bem como da sexualidade e do pudor, da crueldade do ser humano contra si mesmo e até contra os animais.

É um livro que merece um estudo mais cuidadoso e diversas releituras, de forma que se possa aproveitar e absorver todo o conteúdo adjacente que carrega consigo - e que não é pouco: o bitelo tem 622 páginas com letrinha de jornal!

Contos em destaque - clique no título do conto para fazer o download

1900 a 1930 - Memórias de ferro, desejos de tarlatana

O bebê de tarlatana rosa, de João do Rio (clique para baixar / fazer download do conto)

Dentro da noite, de João do Rio (clique para baixar / fazer download do conto)

O homem que sabia javanês, de Lima Barreto (clique para baixar / fazer download do conto)

Negrinha, de Monteiro Lobato (clique para baixar / fazer download do conto)

Galinha cega, de João Alphonsus (clique para baixar / fazer download do conto)

1940 a 1950 - Modernos, maduros, líricos

O pirotécnico Zacarias, de Murilo Rubião (clique para baixar / fazer download do conto)

Tangerine-Girl, de Rachel de Queiroz (clique para baixar / fazer download do conto)

1960 - Conflitos e desenredos

Amor, de Clarice Lispector (clique para baixar / fazer download do conto)

O Moço do saxofone, de Lygia Fagundes Telles (clique para baixar / fazer download do conto)

Uma Galinha, de Clarice Lispector (clique para baixar / fazer download do conto)

A caçada, de Lygia Fagundes Telles (clique para baixar / fazer download do conto)

1970 - Violência e paixão

Passeio noturno, partes I e II, de Rubem Fonseca (clique para baixar / fazer download do conto)

A morte de D.J. em Paris, de Roberto Drummond (clique para baixar / fazer download do conto)

O elo partido - de Otto Lara Resende (clique para baixar / fazer download do conto)

Feliz ano novo, de Rubem Fonseca (clique para baixar / fazer download do conto)

A maior ponte do mundo, de Domingos Pellegrini (clique para baixar / fazer download do conto)

1980 - Roteiros do corpo

Alguma coisa urgentemente, de João Gilberto Noll (clique para baixar / fazer download do conto)

Bar, de Ivan Ângelo (clique para baixar / fazer download do conto)

Flor de cerrado, de Maria Amélia Mello (clique para baixar / fazer download do conto)

Conto (não conto), de Sérgio Sant'Anna (clique para baixar / fazer download do conto)

1990 - Estranhos e intrusos

Estranhos, de Sérgio Sant'Anna (clique para baixar / fazer download do conto)

O misterioso homem-macaco, de Valêncio Xavier (clique para baixar / fazer download do conto)

Por um pé de feijão, de Antônio Torres (clique para baixar / fazer download do conto)

Viver outra vez, de Márcio Barbosa (clique para baixar / fazer download do conto)

O importado vermelho de Noé, de André Sant'Anna (clique para baixar / fazer download do conto)

15 Cenas de descobrimento de Brasis, de Fernando Bonassi (clique para baixar / fazer download do conto)

Postagens mais visitadas deste blog

✰ Baralho Cigano ✰

* Resumo dos Significados das 36 Cartas do Baralho Cigano * Aspectos Positivos / Negativos / Neutros     O Baralho Cigano clássico foi elaborado por Madame Lenormand, uma francesa do século XVIII. Ela chegou a fazer previsões ao próprio Napoleão Bonaparte e à sua esposa Josephine de Beauharnais.   Não se deve, contudo, confundir o tarô cigano com o tarô tradicional - enquanto que o tradicional conta com 78 lâminas (sendo 22 arcanos superiores e 56 cartas menores), o cigano tem apenas 36 e, embora possa ser utilizado o mesmo método de jogo para os dois tipos de baralho, eles têm algumas diferenças fundamentais. Primeiro, o baralho cigano, por ser reduzido, traz uma resposta menos detalhada da situação, formando um panorama mais generalizado; já o tarot tradicional, além de mais complexo em número de informações, tem também as nuances dos arcanos maiores, que combinam de forma variada com os menores para criar diferentes aspectos, o que gera um número de combinações mui

Promoção *Steamers!*

"PLACAR" FINAL: AS VAGAS FICARAM PARA OS SUPLENTES. ASSIM, OS FINALISTAS SÃO: 1º LUGAR:  THAYS CORREA @thata_correa - livro + corrente 2º LUGAR= RENATO DIECKSON@renatodieckson - cupom 45% de desconto 3º LUGAR= VERÔNICA S FREITAS @Beronique2010 - cupom 35% de desconto 4º LUGAR = RODRIGO RYU@rodrigo_ryu - cupom 25% de desconto 5º LUGAR= CAMILA ROCHA @xCamilaHx - cupom 15% de desconto ainda falta conferir o 3º lugar. Todos os outros estão confirmados! Quem quiser um cupom de 5% de desconto (e que participou da promo), deixe umcomentário ou envie e-mail para amandareznor@hotmail.com $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ NOVO SORTEIO 12/07 Regras: O 1º lugar e os desistentes foram removidos da lista. Os que mantiveram o 3º e 4º lugar participarão do sorteio, mas só serão contados se tirarem, respectivamente, os 2º e 3º lugares. Serão sorteaos mais 4 "suplentes" caso haja nova desistência. PARTICIPANTES DO 2º SORTEIO: 1- CAMIL

✫ Medo de Palhaços? ✫

* As Origens dos palhaços que nos assustam na ficção * Este artigo publicado por Oscar Nestarez em colaboração com Amanda Reznor na Revista Galileu discute possíveis motivos para o desenvolvimento da coulrofobia, ou aversão a palhaços. Mergulhe na trajetória histórica desses figurões que ganharam traços macabros muito antes do nascimento de Pennywise, o tenebroso palhaço criado por Stephen King em A Coisa (IT) - que, aliás, ganhou refilmagem e tem previsão de lançamento para este ano, 2017. Confira o artigo na íntegra -- AQUI -- Teaser oficial do remake do It: