sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PROJETO 'DE MÃO EM MÃO'

.:¨:..:¨:..:¨:..:¨:..:¨:..:¨:..:¨:..:¨:..:¨:..:¨:..:¨:.
Conheça mais esta grande iniciativa da
Secretaria Municipal de Cultura de SP e da Unesp!
.:¨:.¨:.¨:.¨:.¨:.¨:.¨:.¨:.¨:.¨:.¨:.:¨:.
Abertura do Projeto na Biblioteca Mário de Andrade, dia 21/12/2011

Foi lançado dia 21/12/11, na Biblioteca Mário de Andrade, o programa “De mão em mão”, parceria entre a Fundação Editora Unesp e a Prefeitura de São Paulo, por meio do qual será promovido o empréstimo de livros à população do município.


As pessoas poderão retirar os livros nos terminais de ônibus Mercado (no Centro) e Lapa (na Zona Oeste) até dia 22 de janeiro de 2012, e depois a distribuição retornará em março com a previsão de mais quatro títulos. O primeiro título disponível é a coletânea A Missa do Galo e Outros contos, de Machado de Assis (1839 – 1908).


 Ao todo foram impressos 20 mil exemplares do livro, que poderão ser lidos gratuitamente.


Após retirá-lo, sem prazo e sem a  necessidade de cadastro no local de distribuição dos livros, o interessado poderá levar as publicações com o compromisso de passá-las “de mão em mão”. Após a leitura, as obras podem ser entregues nos pontos de devolução Lapa e Mercado ou nos endereços indicados no final do próprio livro, possibilitando o compartilhamento com outros leitores. Cada pessoa poderá retirar um único exemplar.


Os quiosques do projeto funcionarão todos os dias da semana, das 10h às 20h, com distribuição de livros enquanto houver estoque. A iniciativa busca promover a distribuição de livros em locais com ampla circulação de pessoas para incentivar o gosto pela leitura.


Até o final do primeiro semestre deste ano, quando se encerra o período de experiência, serão lançados mais cinco livros. As obras terão gêneros distintos, buscando atrair leitores de diferentes perfis e faixas etárias.


O programa “De mão em mão” foi inspirado em iniciativa semelhante existente na cidade de Bogotá, Colômbia, chamado Libros al viento, no qual obras literárias foram distribuídas à população. O projeto recebeu o aval da Unesco e contribuiu para que a cidade fosse declarada a Capital Mundial do Livro em 2007.


Confira algumas das entrevistas realizadas no terminal Lapa, com a presença dos monitores / escritores Amanda Reznor, Khêder Henrique e Ninive Leikis.


Dia 23/12/2011, Terminal Lapa, na Rede Brasil:





Dia 5/01/2012, Terminal Lapa, repórter Dony de Nuccio, Bom dia São Paulo:





Dia 5/01/2012, Terminal Lapa, repórter Carla Lopes da Globo News:


3 comentários:

  1. Excelente inciativa. E, leitores, devolvam os livros. Ou passem pra frente.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a essência do projeto, Álvaro: disseminar a leitura, e não guardar o livro como souvenir.

    Portanto, leitores queridos, sejam conscientes e passem a obra adiante ou devolvam-na em um dos mais de trinta pontos disponíveis!

    Bjs,
    Amanda Reznor

    ResponderExcluir
  3. Cidadania e incentivo à leitura. Esse projeto é muuuuito bacana! :D

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, crítica, dúvida ou elogio aqui! =)